Inteligência Epistêmica

Inteligência Epistêmica
Convivendo na MATRIX...

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Geim e Novoselov - Nobel de Física 2010


Os vencedores são os russos Andre Geim e Konstantin Novoselov pelo trabalho com o Grafeno, um "primo" bidimensional do Grafite, uma espécie de folha que consiste em arranjos hexagonais de átomos de carbono manipulados nanotecnologicamente. A figura abaixo mostra uma folha de Grafeno que lembra bastante uma tela destas usadas em alambrados, só que com dimensões muitíssimo menores, na escala de 10-9 m (0,000000001 m).

A. Geim (Universidade de Manchester)

Grafeno: estrutura hexagonal de carbonos

O Grafeno possui características muito peculiares que o tornam diferente de tudo o que se conhece: Pode ser feito com a espessura de apenas um átomo;
Apesar de ultra fino, apresenta resistência mecânica muito grande (cerca de 200 vezes mais resistente que o aço estrutural);
É excelente condutor de eletricidade, ou seja, tem baixa resistividade elétrica;
Também é um fantástico condutor de calor;
É praticamente transparente.


Com estas propriedades físicas incríveis, o Grafeno futuramente poderá substituir o Silício com vantagens na eletrônica de semicondutores que está presente nos computadores e inúmeros equipamentos amplamento utilizados no nosso cotidiano moderno. Por ser quase transparente e ao mesmo tempo condutor, poderá ser empregado em telas sensíveis ao toque (touch screens) que já estão presentes em celulares e até em monitores de computador e prometem revolucionar as interfaces entre usuários e máquinas. Vale lembrar que as folhas de Grafeno, quando enroladas, dão origem aos nanotubos de carbono.

acadiau.ca

Nanotubos (duplos) de carbono com folhas de Grafeno

Os dois pesquisadores laureados com o Nobel de Física 2010 trabalham atualmente na Universidade de Manchester, Reino Unido.

Nenhum comentário: